Congresso foi oportunidade de negócios para empresários locais em baixa temporada

Para fomentar o comércio na cidade de Bonito durante os dias do 34º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais (CNSE), o Sistema Comércio Mato Grosso do Sul promoveu, em parceria com o Convention Bureau, uma iniciativa inovadora no comércio local. Foram cadastradas empresas cujos comerciantes poderiam aderir ao clube de compras do Congresso.

Mais de 50 comerciantes aderiram e, por meio de um selo de identificação, passaram a divulgar seu comércio junto aos congressistas, participantes e palestrantes que estivessem na cidade. Para quem apresentasse a credencial do CNSE, recebia na hora de descontos a brindes da loja.

“Um evento desse porte, que reuniu 1.200 pessoas entre congressistas, acompanhantes e equipe de apoio, foi uma oportunidade ímpar para comerciantes divulgarem seus serviços e produtos”, destaca o presidente do Sindivarejo Campo Grande e do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo.

O planejamento para a ação de vendas foi fundamental para a comerciante Zulmira Flora Hamzo, proprietária, há dez anos, da Empório Olinda, loja de artigos regionais. Com opções variadas de produtos como móveis de madeira, tear, artesanato cultural, galeria de arte, ela conta que conseguiu se programar para receber os congressistas e viu o movimento melhorar.  “Antes, só tomávamos conhecimento de eventos quando eles já estavam quase no fim. Com o CNSE, fizemos até algumas vendas no decorrer da semana”.

O Selo era fixado na porta de cada loja que aderiu ao programa

Nesta loja, os descontos para os participantes do 34o. CNSE iam de 10% a 20%

Números da semana

O CNSE movimentou o setor de comércio de Bonito em um mês de baixa temporada. “Na verdade, foi uma semana de alta temporada para o comércio local em um mês de pouco movimento. Para um município que tem 60% dos empregos formais vinculados ao turismo, os eventos são uma forma saudável dos empresários manterem, efetivamente, seus quadros de funcionários”, explica o presidente do Convention Bureau, Rodrigo Coinete.

Durante a semana do evento, foram registradas seis mil pernoites, em mais de 30 hotéis, além de 4.500 visitações nos atrativos turísticos. “A cidade efetivamente respirou o Congresso”, diz Rodrigo.

Congresso

Durante os dias 23, 24 e 25 de maio, os participantes do Congresso discutiram as relações sindicais e trabalhistas, oportunizaram conhecimentos atuais sobre os variados temas que permeiam o comércio. O 34º CNSE foi uma realização do Sindivarejo Campo Grande e Fecomércio-MS, com o apoio do Sesc, Senac, CNC, Governo do Estado de MS e patrocínio do Sebrae.